Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Mariana é um dos templos religiosos mais majestosos e imponentes do barroco mineiro. Ela acolhe obras renomadas de artistas como do Mestre Ataíde e do Mestre Francisco Vieira Servas.

A iniciativa de sua construção coube às irmandades do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Em 14 de maio de 1752, fez-se o “lançamento da pedra fundamental”. Foi José Pereira dos Santos, de nacionalidade portuguesa, o responsável pela sua construção. A obra foi entregue em 21 de dezembro de 1758. Contudo, a decoração interna do altar-mor, dos altares laterais, tribunas e outros adornos só foi concluída na primeira metade do século XIX.

O escultor Francisco Vieira Servas ajustou a talha do Altar-mor entre 1770 a 1775. Em 1823, foi confiado a Manoel da Costa Ataíde (1762-1830), a pintura e o douramento do Altar-mor e do forro da Capela-mor. O serviço foi entregue em 1826.
O Retábulo-mor traz ao centro, no trono, a Padroeira Nossa Senhora do Rosário. À esquerda, em nicho lateral, a imagem de São Domingos de Gusmão. À direita, a imagem de
Santo Antônio de Cartagena, conhecido como Santo Antônio de Categeró ou de Noto.

Quanto à pintura do forro da Capela-mor, é de autoria de Manoel da Costa Ataíde. Foi iniciada, possivelmente, em 1823. A pintura ilusionista evidencia ao centro, a representação da Assunção da Virgem Maria, sentada em nuvens, elevada ao céu por anjos e, ao redor da cabeça, uma auréola luminosa.

Junto ao altar, encontram-se duas credências, da segunda metade do século XVIII. A talha é atribuída a Francisco Vieira Servas e a pintura e o douramento, a Manoel da Costa Ataíde.

Endereço: Rua Monsenhor Horta, Rosário, Mariana - MG Mariana - {{ SEDE }}

Horário de Funcionamento: