Casa de Câmara e antiga Cadeia

Um dos mais imponentes sobrados da arquitetura colonial de Minas Gerais, a Casa de Câmara e antiga Cadeia de Mariana, foi projetada em 1768 e ficou pronta em 1795. Além de funções administrativas e legislativas, o local funcionou também como casa de fundição de ouro e senzala. Hoje, é a sede da Câmara Municipal de Mariana, prédio histórico em permanente visitação. Está localizada na Praça Minas Gerais, junto às igrejas de São Francisco de Assis, de Nossa Senhora do Carmo e do Pelourinho, estrutura usada para punir negros e escravos durante o Brasil Colonial. Construiu-se o prédio no local onde anteriormente ficavam os quartéis dos Dragões (o exército no período colonial) instalados em Mariana. Coube ao Senado da Câmara de Mariana (espécie de executivo e legislativo da época) a iniciativa de sua construção, cuja autorização definitiva foi dada em 1782. Nos fundo da Casa de Câmara e Cadeia fica a capela do Senhor dos Passos, construída em 1793 e sem uso religioso.

Atualmente a Câmara abriga também a Sala de Exposições Antônio Manoel Pacheco Filho, com diversas obras de arte belíssimas dos artistas de Mariana. A sala representa para a classe artística e para a população um grande passo no que se refere ao resgate da importância da cultura e arte marianenses. Para o turista, mais um espaço de contemplação, arte e compras.

A Câmara recebe alunos de diversas escolas, realizando visitas monitoradas com explicação de toda a história da Instituição.

Endereço: Praça Minas Gerais, 89, Centro, Mariana - MG Mariana - {{ SEDE }}

Horário de Funcionamento:
Encontra-se fechada para restauro. Previsão de término no segundo semestre de 2022

Site: http://camarademariana.mg.gov.br

Ingresso: 0