Em meio às ruínas da Estação Ferroviária, a bela Igreja de São Sebastião e a singular Capela de Santa Teresa de Ávila, três monumentos do século XVIII, o distrito de Bandeirantes exibe a pacata e receptiva harmonia de ambientes do interior de Minas Gerais. A paróquia e o arraial de São Sebastião, fundado pelo sertanista Sebastião Fagundes Varela, são os mais antigos do Estado.
Berço do vice-presidente da República Pedro Aleixo, o distrito fica a 12km de Mariana, e cresceu paralelo ao Ribeirão do Carmo, formando um longo eixo tortuoso de aproximadamente 4 km, seguindo o curso d’água.
Lugar tranquilo para prosear com os amigos, Bandeirantes tem ainda diversos sítios e casas de temporada, ótimos para se divertir com a família e amigos. Os melhores roteiros e trilhas estão em território do distrito, e atraem centenas de ciclistas, jipeiros e motoqueiros aos finais de semana. A Cachoeira dos Rolas, em terreno particular, também uma opção de lazer, com uma queda d’água de 15 metros rodeada por árvores de médio e grande porte.