Padre Viegas

O distrito de Padre Viegas ou Sumidouro, como é carinhosamente chamado, é lugar sossegado, com pouca gente na rua, sem pressa, onde criança ainda brinca livre na porta de casa. O nome do distrito é uma homenagem a um religioso que estudou no local quando menino, no Colégio Interno Padre Osório - um dos mais antigos do estado de Minas Gerais. No dia 12 de outubro celebra-se o aniversário de Fundação do distrito, o dia da padroeira da localidade, o aniversário do Coral Nossa Senhora do Rosário e do time de futebol local.

O distrito é sinônimo de hospitalidade e comida boa. Uma mistura de fubá, bacon, frango, calabresa e muito amor forma um delicioso prato muito conhecido para os moradores de Mariana: o Cuscuz. O tradicional Festival do Cuscuz recebe centenas de visitantes ávidos por provar essa delícia mineira e também acontece anualmente no dia 12 de outubro.

Localizado a 9km de Mariana, seu cenário, cercado por belezas naturais, vai do rústico ao clássico em mistura harmoniosa de construções históricas do século XVIII a extensas fazendas, assim traduzidas em versos pelo grande escritor marianense Cláudio Manuel da Costa, natural do distrito.