Com o tema O que te afeta, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015 invade os diversos espaços públicos espalhados pelas cidades históricas entre os dias 8 e 19 de julho. Com extensa programação cultural de espetáculos de teatro e dança, shows e concertos, palestras e mesas de debate, exposições e oficinas, os organizadores do Festival estimam a participação de 150 mil pessoas. Com atrações divididas em oito curadorias, o evento anuncia alguns dos destaques desta edição.
A cantora mineira Fernanda Takai e a Orquestra de Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, ficam por conta da abertura do Festival de Inverno 2015 com canções e arranjos sinfônicos com repertório dos clássicos dos Beatles. Tudo isso, diante de um dos maiores cenários turísticos do Brasil, Praça Tiradentes, em Ouro Preto - MG. Na curadoria de Artes Cênicas, o espetáculo internacional Bharatanatyan apresenta quatro coreografias que compõem uma releitura do repertório clássico do estilo Bharatanatyam. Executada pela bailarina indiana Janaki Rangarajan, que possui diversos prêmios internacionais que reconhecem sua excelência como performer e coreógrafa.
Nas mostras audiovisuais, diferentes produções da filmografia de Eduardo Coutinho busca reconhecer a importância o cineasta para o cinema nacional. Na curadoria Infantojuvenil a companhia Zap 18, com texto de Francisco Rocha, apresenta “O gol não valeu!”. O espetáculo aborda o tema de uma maneira intimista e nostálgica, dentro do contexto familiar e da adolescência. Outro destaque é a Performance afro amerindias, ministrada por Zeca Ligiéro. A oficina traz práticas performativas trabalhadas com o canto, dança, batuque e contos desenvolvidos a partir de materiais de origem africana, afro-brasileira e ameríndia na busca do estudo prático de textos escritos e da literatura oral.
Confira a a programação completa em: www.festivaldeinverno.ufop.br/2015/