Grupo/Artista: Janaki Rangarajan
O Bharatanatyam é originário do estado do Tamil Nadu, no Sul da Índia. Suas raízes remontam à tradição milenar das devadasi, as “servas de Deus”, que dedicavam suas vidas ao serviço da dança nos templos hindus. Reprimida até sua quase extinção durante a colonização britânica, a tradição de teatro-dança hoje conhecida como Bharatanatyam renasceu na primeira metade do Século XX, por iniciativa da dançarina e intelectual tamil Rukmini Devi, que baseou-se em uma antiga forma de dança conhecida como Sadhir e nos tratados clássicos, sobretudo o Natyasastra, para estabelecer os fundamentos da dança.
Suas principais características são os movimentos corporais geometricamente perfeitos e o refinado jogo rítmico. O espetáculo alterna coreografias de dança pura, nas quais o corpo desenha formas no espaço de extraordinária beleza, e momentos de dança expressiva, que contam histórias e expressam emoções por meio de uma rica poesia corporal que privilegia os gestos e as expressões faciais.
Classificação: Livre.
Breve currículo:
“Nadanamamani" Janaki Rangarajan é um dos expoentes da nova geração de bailarinos de Bharatanatyam. Apresentou-se ao redor do mundo com trabalhos coreográficos e oficinas. Sua abordagem inovadora busca explorar a criatividade sem comprometer a integridade da tradição.
Seu aprendizado no Bharatanatyam começou aos quatro anos de idade, sob a tutela de Smt. Madhavi Chandrasekhar, em Trichy, Índia. Dos sete aos dezessete anos, estudou sob a orientação do Dr. Padma Subrahmanyam em Chennai, Índia.
Os movimentos graciosos e as expressões de Janaki, ao mesmo tempo sutis e comunicativas, ganharam a admiração do público e da crítica, que a descreveu como “uma performer absolutamente brilhante”, “uma das melhores hoje”, “impressionante” e “exemplar”. O New York Times aclamou sua performance como “fascinante”.
Além de ser uma dançarina completa, Janaki é também uma talentosa coreógrafa, e recebeu prêmios nacionais e internacionais que reconhecem sua excelência como performer e coreógrafa.
Site:
www.janakirangarajan.com