SHOW GALANGA CHICO REI Maurício Tizumba
Maurício Tizumba apresenta o show do álbum Galanga Chico Rei, inspirado em espetáculo homônimo. Produzido pelo multiinstrumentista, cantor e diretor musical Sérgio Santos e com músicas de Paulo César Pinheiro, um dos mais consagrados compositores brasileiros, o disco é uma homenagem ao rei africano escravizado no Brasil e convertido em herói ao comprar a própria liberdade, adquirir riqueza e libertar centenas de outros negros. A narrativa sonora das 11 faixas passa pela herança africana brasileira, sobretudo pela referência musical do congado. Contar a história de Galanga, a história invisibilizada de um herói negro vencedor, é também um ato de resistência política e cultural. REI DA ÁFRICA E REI DAS MINAS GERAIS
Nascido rei do Reino do Congo, Galanga, em porão de navio negreiro, saiu da África. Escravo no Brasil, cavucou, pois tem que tirar ouro, que o dono do ouro é que manda no mundo. Assim, em terras mineiras, conquistou a alforria, virou dono de mina e libertou centenas de outros escravos. Rei de Zambiapongo, é rei onde chega, Obá dos Obás. E Galanga, Chico Rei, ainda inventou o congado.
A história e a lenda desse herói negro brasileiro, invisibilizada pela história oficial, foi transformada em narrativa sonora pelas mãos de Paulo César Pinheiro e, pela primeira vez, é registrada em álbum, o sexto da carreira de Mauricio Tizumba, com produção musical e arranjos de Sergio Santos.
Bate couro de repique, bate gunga, bate espada, capitão de Moçambique vai abrir essa congada. Bem-vindos e bem-vindas ao reino de Galanga, nosso rei.
Se junte à Irmandade. Irmão, se aquilombe.
Mauricio Tizumba em seus quarenta e três anos de carreira fez um percurso de grande relevância para arte afro-brasileira, uma vez que, em toda sua história musical, Tizumba traz consigo o congado mineiro (manifestação religiosa com mais 04 séculos de existência), mostrando sua importância e presença na identidade do nosso povo.
Sua trajetória marca também a luta e a conquista de ampliar o acesso à cultura em Minas Gerais, democratizando a arte a todas as classes e grupos sociais. Seus trabalhos sempre buscaram as ruas, praças e povo, com o objetivo claro de sensibilização para a arte, para a cultura negra, e cultura em geral. Cantando em todas as cores, tamanhos e regiões.
No show Galanga Chico Rei,que apresenta o sexto álbum da carreira de Mauricio Tizumba, o artista está acompanhado do Grupo Tambor Mineiro, grupo de percussionistas que atuam sob sua tutela há mais de uma década.
Serviço:
Local: Teatro SESI Mariana Dia 04 de agosto de 2015 Entrada franca – sujeita à lotação do espaço Convites da secretaria do SESI – Rua Frei Durão 22 – Centro Mariana – MG Informações: 31 3557 1041 Realização: Prefeitura Municipal de Mariana e SESI Mariana Apoio: Jornal o Ponto Final / Alvorada Pálace Hotel / Restaurante UAI ZÈ
* Os ingressos concedidos a convidados do SESI (cortesia) deverão ser retirados com 1 hora de antecedência ( 1 hora antes do início do espetáculo). Após este horário são disponibilizados para distribuição ao público geral.
* No caso de espetáculos gratuitos, os ingressos serão distribuídas com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro. Cabe ao SESI ou à produção do espetáculo a definição de quantas lugares estarão disponíveis para distribuição.
* Os ingressos distribuídos ou vendidos apenas possuem validade até o horário de início do espetáculo. Após o início do espetáculo, não será permitida a entrada no teatro, e nem caberá ao SESI a devolução do valor pago pelo ingresso.
* A capacidade do teatro é de 120 lugares (109 assentos na plateia e 11 no camarote). Não é permitida a permanência de espectadores nas escadas ou em frente às portas de entrada, por motivos de segurança.