Minas Gerais se transforma em palco das celebrações religiosas na Semana Santa, que começa oficialmente no domingo com a procissão do Domingo de Ramos. As celebrações da Semana Santa são um resgate da tradição tricentenária do povo mineiro, que enfeita suas casas e ruas para celebrar a paixão de Cristo.
Sede do 1º bispado mineiro, com mais de 250 anos de existência, Mariana tem um jeito peculiar de celebrar a Semana Santa. No domingo de Páscoa, a cidade também se enche de cores. As ruas do centro histórico são enfeitadas e as janelas decoradas com colchas de retalho, toalhas bordadas e vasos de flores.
Tradicionalmente, os sinos anunciam o início da procissão, tradição que remonta ao século XVIII, formada por crianças vestidas de anjo, passando por ruas cobertas por tapetes de serragem. Com apoio da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a decoração nos últimos anos esteve a cargo dos artistas locais, que integram a AMAP - Associação Marianenses de Artistas Plásticos.