Por Bianca Parma
Aconteceu no último sábado, dia 28 de Outubro, no Centro de Convenções, a 3° Conferência Municipal de Cultura que contou com a temática “A Cultura Que Queremos”. O evento marca a retomada da valorização da cultura na sede e nos distritos de Mariana. O encontro contou com uma programação completa, entre 08 e 17 horas, os presentes puderam desfrutar de diversas atividades e participaram de momentos importantes para a cultura local.
A Conferência foi convocada por meio de um decreto assinado pela Ministra de Cultura, Margareth Menezes, quando ela visitou o município na inauguração do Museu de Mariana e Igreja de São Francisco de Assis, exatamente um mês antes da Conferência, dia 28 de Setembro.
O evento foi histórico, trata-se da primeira Conferência de Cultura realizada em 10 anos e contou também com a formação de um novo Conselho Municipal de Cultura, que estava inativo desde 2018. Além disso, a programação contou com uma palestra sobre a importância da cultura, ministrada por Angelo Oswaldo, Ex-Secretário de Estado de Cultura, Ex-Ministro de Cultura e atual Prefeito de Ouro Preto.
Momaie, é moradora de Mariana e trabalha com cultura em Mariana, “eu vivo das artes e da cultura e para as artes e para a cultura”, ela afirma. A artista também afirmou: “Esse momento (A Conferência) me deixa emocionada, porque a gente tem visto como a cultura tem sido deixada de lado nos últimos tempos. Ela é importante para entender as realidades e demandas, compreender também como a realidade pode ser alterada.”
O principal momento do evento foi a eleição de um novo Conselho Municipal de Cultura, os membros titulares do Conselho foram escolhidos pelo maior número de votos, enquanto os segundos mais votados ficaram como suplentes. Os candidatos puderam realizar sua candidatura na Secretaria de Cultura e nas pré-conferências nas semanas anteriores ao evento, ou ainda se candidataram durante a conferência.
O Conselho Municipal de Cultura é composto por nove membros da sociedade civil e nove representantes do poder público, um para cada secretaria municipal (esses foram escolhidos pelos secretários das devidas pastas, enquanto os representantes da sociedade civil foram eleitos pelos presentes no local da conferência). As principais funções do órgão é fiscalizar as atividades da Secretaria de Cultura, colaborar com o poder público na formação de políticas culturais que valorizem a cultura e turismo local e que promovam a democratização do acesso à cultura.
Jailda Freitas, é artista e atua nas áreas do teatro e da literatura, compareceu no evento como representante do Instituto Roque Camelo, Projetando Sonhos e o Grupo Travessuras e foi eleita como suplente do Conselho Municipal de Cultura. Ela afirma: “Essa Conferência é muito importante, mais uma vez estar falando sobre a cultura e estar buscando a acessibilidade é muito interessante. O município de Mariana precisa muito dessa discussão. O conselho é potente e tem muito a oferecer”.
Ao fim da eleição, os presentes foram divididos em grupos para discutir ações para democratizar o acesso à cultura e o Plano Municipal de Cultura, baseando-se em algumas das propostas de demandas que foram feitas pela população civil, nos distritos, durante as Pré Conferências. Algumas ações sugeridas foram: A recuperação do Museu da Música,a criação de uma Escola Municipal de Arte e Cultura, a criação de uma assessoria para os trabalhadores da cultura, Apropriação do Cineteatro pelas artes das cenas-audiovisual e criação de pontos de cultura e circuitos culturais nos distritos e bairros. Após as discussões, foi realizada uma votação e as melhores propostas foram selecionadas.
As atividades da Conferência se encerraram com a eleição dos seis delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em março de 2024.