Pelos caminhos das letras e música

Nesse roteiro o visitante contemplará atrativos ligados à tradição marianense da música e da literatura.

 

SEDE DA BANDA UNIÃO XV DE NOVEMBRO

Além do local de ensaio e de formação musical, a sede também possui um arquivo que abriga o seu acervo documental, fototeca e a exposição permanente “Banda da União” que conta a história da centenária corporação. 

Localização:
Rua Direita, 151 – Centro

Visitação:
Agendamento pelo telefone (31) 3557-3754.


MUSEU CASA ALPHONSUS DE GUIMARAENS

O prédio é um belo exemplar da arquitetura civil urbana do fim do século XVIII. Foi nesse sobrado que o poeta, escritor e juiz mineiro, Alphonsus de Guimaraens, residiu com sua família até a sua morte, em 1921. O escritor é considerado um dos mais originais poetas de nossa literatura e consagrou-se como um dos principais autores simbolistas do Brasil. Destaca-se no Museu um valioso acervo textual, com correspondências originais de poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.

Localização:
Rua Direita, 35 – Centro

Visitação:
O museu está temporariamente fechado para restauro, mas o acervo digitalizado está disponível para consulta no site da Superintendência de Museus, acesse aqui.


CONCERTO DO ÓRGÃO ARP SCHNITGER

Visite também a Catedral da Sé e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra

A Catedral da Sé de Mariana guarda um precioso tesouro musical: um órgão construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Enviado inicialmente a uma igreja Franciscana, em Portugal, o instrumento chegou ao Brasil em 1753, como presente da Coroa Portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana. Faz parte do acervo da Arquidiocese de Mariana, tombado pelo Patrimônio Histórico, e é o único exemplar da manufatura Schnitger fora da Europa.

 

 

Concertos:
Sexta-feira: 11h30
Domingo: 12h15 

Localização:
Praça Cláudio Manoel – Centro
Informações: 31 3558-2785 -  E-mail: info@orgaodase.com.br
www.orgaodase.com.br


ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS/CASA DE CULTURA

O prédio onde fica a Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras foi erguido em 1730. Funcionava como residência do primeiro intendente da região, e também como repartição arrecadadora dos produtos da captação, do confisco de escravos, das arrematações em praça pública e do ouro destinado à Coroa Portuguesa.

Hoje abriga a Academia Marianense de Letras, eventos culturais, oficinas e exposições de artesanato e arte. No local é vendido o livro "Lendas Marianenses" do autor marianense Waldemar Moura Santos.

Localização:
Rua Frei Durão, 84 – Centro

Visitação:
Agendamento pelo telefone 31 3557-1473


SEMINÁRIO MENOR NOSSA SENHORA DA BOA MORTE / ICHS

Fundado em 1752 este prédio abrigou a primeira instituição de ensino das Minas Gerais. O seminário tinha como objetivo educar meninos para a vida civil e religiosa. Atualmente é a sede do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

A Capela - Reconstruída entre 1780 e 1793 pelo mestre pedreiro José Pereira Arouca. Possui imagens dessa época e obra de talha simples, mas elegante, que reproduz, em menor escala, a ornamentação da Igreja Nossa Senhora da Assunção, a Sé de Mariana. Entre as imagens, destacam-se a da Virgem da Boa Morte, de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora das Mercês e de Nossa Senhora da Conceição, considerada a mais antiga de Mariana. O forro da capela-mor apresenta pintura ilusionista da padroeira, executada por Antônio Martins da Silveira.

 

Localização:
Rua do Seminário, s/n – Centro

Visitação:
A capela encontra-se fechada para restauro, mas a contemplação externa e de alguns espaços internos do prédio pode ser realizada mediante autorização.


MUSEU DA MÚSICA

É um dos mais importantes acervos latino-americanos de música sacra manuscrita, com mais de duas mil partituras. Possui peças de compositores respeitados como Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes Garcia, João de Deus de Castro Lobo, Miguel Teodoro Ferreira, Frutuoso de Matos Couto e Manuel Dias de Oliveira. O museu faz parte do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW [Memory of the World Program].

Compõem o espaço do Museu da Música a sala de acervos, em três níveis, com equipamentos adequados ao atendimento a pesquisadores e ao trabalho de conservação do acervo, a sala de exposições de longa duração, voltada ao público amplo, a sala destinada a exposições de curta duração, a sala multimeios, onde se realizam palestras, apresentações musicais e concertos, o salão para recepções e ampla área descoberta, para atividades ao ar livre.

Localização:
Rua Cônego Amando, 161 – São José (Chácara)

Visitação:
Terça a sexta de 8h30 as 12h e 13h30 as 17h; sábado de 9h as 12h.
Informações: 31 3557-2778
www.mmmariana.com.br


ALGUNS EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE