Pelos caminhos das primazias e singularidades

Nesse roteiro o visitante contemplará os principais monumentos que marcam as primazias e singularidades de Mariana, percorrendo o único centro histórico do período colonial com traçado urbanístico projetado.

 

CAPELA DE SANTO ANTÔNIO

Localizada no Bairro Santo Antônio, próximo ao antigo arraial de Mata Cavalos por onde chegaram os primeiros bandeirantes. É uma das mais antigas capelas da cidade, construída no local onde foi celebrada a primeira missa de Minas Gerais.

Localização: 
Rua Rosário Velho, S/N - Santo Antônio


CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA RUA DIREITA

Uma das ruas mais antigas de Mariana, caracterizada pelas suas importantes construções coloniais, está entre as mais bem preservadas do núcleohistórico. Encontra-se na rua Direita a Casa do Barão de Pontal, construída no final do século XVIII e que se destaca entre o casario colonial por apresentar sacadas esculpidas em rendilhado de pedra-sabão, além dos brasões da Arquidiocese e de Dom Luciano de Almeida, 4º Arcebispo de Mariana.

Também nesta rua fica a Casa Setecentista, em estilo colonial, construída no final do século XVIII e inicio do XIX. Chama atenção ainda na Rua Direita, a casa que pertenceu a Alphonsus de Guimaraens, onde hoje está instalado o museu que guarda inúmeros pertences deste poeta simbolista.

Imperdível a visita ao Atelier e Casa dos Artistas “Mestre Athaíde”, um espaço de exposições, confecções e comercialização de obras.


CASA SETECENTISTA

Atualmente abriga o Escritório técnico do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Localização:
Rua Direita, 07
Funcionamento: Aberta de segunda a sexta para pesquisas no período da tarde.
Informações: (31) 3557-1455


CENTRO DE ATENÇÃO AO TURISMO - CAT

O CAT está preparado para oferecer um atendimento com a marca da hospitalidade mineira e todas as informações e orientações necessárias aos turistas. É onde o visitante recebe uma mapa do Centro Histórico, informações sobre atrativos, meios de hospedagem e alimentação, opções de lazer e entretenimento e outros serviços além de toalete e bebedouro.

Localização:
Rua Direita, 91/93
Funcionamento: Diariamente de 08 às 18h30
Telefone: (31) 3558-2314 / 3558-1062


ATELIER E CASA DOS ARTISTAS “MESTRE ATHAYDE”

Espaço de exposições, confecções e comercialização de obras de arte de artistas locais. O visitante poderá conversar com os artistas e vivenciar a produção de peças ao vivo.

Localização:
Rua Direita, 99
Funcionamento: diariamente de 09 às 18h.

 

 


CONCERTO DO ÓRGÃO ARP SCHNITGER

Visite também a Catedral da Sé e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra

A Catedral da Sé de Mariana guarda um precioso tesouro musical: um órgão construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Enviado inicialmente a uma igreja Franciscana, em Portugal, o instrumento chegou ao Brasil em 1753, como presente da Coroa Portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana. Faz parte do acervo da Arquidiocese de Mariana, tombado pelo Patrimônio Histórico, e é o único exemplar da manufatura Schnitger fora da Europa.

Concertos:
Sexta-feira: 11h30
Domingo: 12h15 

 

Localização:
Praça Cláudio Manoel – Centro
Informações: 31 3558-2785 -  E-mail: info@orgaodase.com.br
www.orgaodase.com.br


CASA DE CÂMARA E CADEIA

Visite também o Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Um dos mais imponentes sobrados da arquitetura colonial de Minas Gerais, a Casa de Câmara e Cadeia de Mariana foi projetada e concluída na segunda metade do século XVIII. Além de funções administrativas e legislativas, o local funcionou como casa de fundição de ouro e senzala. Hoje é a sede da Câmara de Vereadores de Mariana. Nos fundos do prédio fica a capela do Senhor dos Passos, construída em 1793 e sem uso religioso. Ao visitar a Casa de Câmara e Cadeia, vale a pena conferir a sala Manoel Antônio Pacheco Filho, espaço destinado aos trabalhos de exposição permanente de técnicas variadas dos artistas plásticos.

Localização:
Praça Minas Gerais, 89
Visitação: Diariamente de 7h às 18h.
Informações: 31 3557-2747


COLÉGIO E HOTEL PROVIDÊNCIA

Criado em 1849 pelo bispo Dom Antônio Ferreira Viçoso e dirigido pelas Irmãs Vicentinas, da Congregação São Vicente de Paulo. Pioneiro no ensino de moças e do magistério em Minas Gerais, formou centenas de professoras. Até 1969, as irmãs mantinham o colégio feminino com internato, além de ambulatório, lactário e hospital. Hoje é um estabelecimento de ensino misto que trabalha da educação infantil ao ensino médio.

Localização:
Rua Dom Silvério, 161 – Centro

Visitação:
Contemplação externa.
Informações: 31 3557-1149 (colégio) e 3557-1444
www.colegioproviencia.com.br e www.hotelprovidencia.com.br

 


IGREJA DE SÃO PEDRO

Exuberante pela sua localização, nela o visitante pode desfrutar de uma bela vista da cidade. É uma das três únicas igrejas barrocas de Minas Gerais com plano em redondo, característica revolucionária para a época. Seu principal construtor foi o mestre português, José Pereira Arouca. A construção é de 1752, mas a obra encontra-se inacabada, o que a torna ainda mais singular. O altar-mor, talhado em cedro, e o teto do presbitério, provam que o templo seria majestoso se estivesse concluído. A torre da esquerda é original e de pedra e a da direita de tijolos, pois já caiu duas vezes e foi reconstituída. O telhado lembra um casco de tartaruga, enquanto o fundo remete a um navio.

Localização:
Rua Dom Silvério, S/N – Colina de São Pedro

Visitação:
Terça a sexta-feira de 10h às 11h e 13h30 às 15h; Sábado de 9h às 10h e 13h às 16h; Domingos de 09h30 às 12h.


MINA DA PASSAGEM

É a maior mina de ouro aberta à visitação pública do mundo. Durante a visita, a descida para as galerias subterrâneas se faz através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se encontra um lago natural.

Localização: 
Passagem de Mariana

Funcionamento: 
Segundas e terças, das 9h às 17h; De quarta a domingo, das 9h às 17h30

Informações:
31 3557-5000 / 3557-5001
www.minasdapassagem.com.br

 

ALGUNS EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE

  • Festival da Vida (Maio)
  • Dia de Minas - Aniversário de Mariana – 16/07
  • Concertos regulares do Órgão Arp Schnitger
  • Festa da Panela de Pedra – Cachoeira do Brumado (Julho)
  • Festival de Cuscuz de Padre Viegas - 12/10