Pelos caminhos do Mestre Athayde

Nesse roteiro o visitante contemplará os locais que guardam as obras de Mestre Athayde, maior pintor do período colonial brasileiro, contemporâneo de Aleijadinho e filho desta terra.

CATEDRAL DA SÉ

Apesar da sua fachada modesta, a Catedral da Sé de Mariana é considerada uma das mais ricas do Brasil. Teve suas obras iniciadas no princípio do século XVIII, com o erguimento da primitiva capela de Nossa Senhora da Conceição.

Inaugurada em 1760, exibe lustres de cristal da Boêmia, altares talhados por Francisco Xavier de Brito - mestre de Aleijadinho - e pinturas de Athayde, que contribuíram com seus talentos para dar mais nobreza à decoração.

O grande tesouro, porém, é o órgão alemão Arp Schnitger produzido em 1701, com 1.039 tubos, sete metros de altura e cinco de largura. A peça funciona com perfeição ainda hoje e atrai moradores e turistas nas manhãs de sexta-feira e domingo, quando acontecem os concertos. Anexo ao prédio encontra-se o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra.

Praça Cláudio Manoel – Centro

Visitação:
Terça a quinta, de 8h30 as 12h e 13h30 às 17h; sexta-feira de 8h30 as 10h30 e 13h30 as 17h30; sábado de 8h30 as 12h e 13h30 às 18h; domingo de 8h30 as 9h30 e 13h30 às 18h.

MUSEU ARQUIDIOCESANO DE ARTE SACRA

Construção tipicamente colonial, assinada por José Pereira Arouca e concluída no fim do século XVIII. Instalado na antiga Casa Capitular, o museu é um  dos mais completos no estilo sacro do Brasil, possuindo cerca de duas mil peças, entre elas esculturas do Mestre Aleijadinho, Francisco Xavier de Brito e outros grandes artistas. A mais valiosa peça é um relicário de ouro com 168 brilhantes. Possui mobiliário raro, imagens portuguesas, trabalhos em pedra sabão e jacarandá, pinturas de Athayde, paramentos riquíssimos, louças chinesas, jarras de porcelana, alfaias de ouro e prata, objetos dos antigos Bispos, imagens raríssimas e ambientes completos do século XVIII.

Localização:
Rua Frei Durão, 49 (Entrada pela Catedral da Sé)

Visitação:
Terça a quinta-feira de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h; sexta-feira de 8h30 às 13h e de 13h30 às 17h; sábado de 08h30 às 12h e 13h30 às 17h; domingos e feriados de 8h30 às 14h (Obs: de 9h30 às 11h15 entrada pela porta da sacristia).

Informações: 31 3557-2481

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Começou a ser construída em 1752 pela irmandade dos negros, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. No início do século XIX, Mestre Athayde fez as pinturas e o douramento do altar-mor e dos altares laterais. O artista Francisco Vieira Servas também participou da ornamentação da Igreja.

Rua Monsenhor Horta, S/N – Rosário

Visitação:
Segunda a Sexta de 13h30 as 18h; Sábados de 08h as 10h; Domingos apenas no horário das missas às 08h e às 18h.

ALGUNS EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE

• Festival de Inverno Mariana e Ouro Preto (Julho)
  • Semana do Mestre Athayde (Outobro)