Pelos caminhos encantados

Nesse roteiro destacamos atividades complementares aos atrativos principais que vão encantar as crianças e os pais também:

 

CLUBE OSQUINDÔ

O Clube Osquindô é um grupo cultural focada no desenvolvimento de crianças e jovens através da arte e da educação. A entidade desenvolve projetos como a Osquindoteca, onde fomentam a leitura, a musicalização, a pesquisa e a valorização da cultura da infância; e a Banda Osquindô que desenvolve projetos em parceira com o setor educacional e já circulou mais de 120 cidades brasileiras, com destaque para os shows: Carnavalzim Osquindô - Bailinho do Braguinha (Carnaval),  Bailinho do Rei – A Festa Encantada (Festa Junina) e Folia do Menino (Natal).

A Osquindoteca é uma Biblioteca Comunitária, nascida em uma garagem e vem se  tornando referência cultural para o distrito de Passagem de Mariana, onde a comunidade e visitantes  podem mergulhar nos livros e participar de diversas atividades de arte e de cultura. O espaço oferece atividades permanentes como oficina de jogos, cineminha (Cine Godofredo) e contação de histórias (Senta que lá vem história...).

O símbolo da Osquindoteca chama-se Godofredo. Vivia no Telhado da garagem onde funciona a Osquindoteca. É verdade! Um dia Godofredo sumiu e ninguém mais viu. Agora ele vive arranhando a imaginação da meninada a todo momento em que um  novo livro é aberto.

Localização:

Rua do Comércio, 625 - Passagem de Mariana
Telefone: 31 3557-5149 / 3557-5260
Visitação: Segunda à sexta, de 10h às 18h. Consulte programações especiais.
www.osquindo.com.br


CIRCOVOLANTE

Palhaços, cômicos, humoristas e bufões formam o Circovolante. Atuam, desde 2000, pesquisando e difundindo a cultura popular brasileira, especialmente as práticas circenses e a arte de fazer rir. Seus espetáculos são uma combinação de técnica e improviso, onde o jogo com o público é sempre o ponto de partida. Os palhaços Xinxin e Juaneto percorrem ruas, escolas, praças, teatros e empresas de todo o Brasil, realizando apresentações e ministrando oficinas em festivais. Além do cortejo circense-musical “Samba no Pé-de-moleque” que carrega centenas de foliões durante o carnaval, vários quadros cômicos se destinam a campanhas educativas e empresariais. O grupo possui um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado que são apresentados ao público em eventos e visitas agendadas.  Anualmente, o Circovolante promove o “Encontro Internacional de Palhaços” recebendo artistas de todo o Brasil e de outros países.

 

 

Localização:

Rua Dom Veloso, 70 - Passagem de Mariana
Telefone: (31) 3557-4378 | 3558-4709
www.circovolante.com.br


ZÉ PEREIRA DA CHÁCARA

O grupo Zé Pereira da Chácara, criado em 1846, é parte importante da tradição carnavalesca  de Mariana. Com catitões que chegam a medir três metros de altura, o Zé Pereira possui mais de 100 bonecos, somando os adultos e os mirins. Figuras conhecidas do município, do Estado e do Brasil já foram homenageados pelo grupo folclórico, entre eles o médium Chico Xavier e o ex-governador Itamar Franco. Os catitões, feitos a base de taquara, papel jornal, cola e muita criatividade, são  guardados na Toca do Zé Pereira, no Bairro Chácara, onde os bonequeiros trabalham o ano todo na  criação e restauração dos bonecos. O grupo se apresenta durante o carnaval em cortejos realizados pelas ruas de Mariana, e em festas tradicionais do município como o Dia de Minas.

 

 

Localização:

Rua Salomão de Vasconcelos, s/n - São José (Chácara)
Visitação: Agendamento pelo telefone 31 3557-4405 / 9247-5135


PRINCIPAIS EVENTOS DE INTERESSE DO PÚBLICO INFANTIL

Carnaval
Mostra de Teatro de Bonecos (Maio)
Encontro Internacional de Palhaços (Setembro)
Natal de Luz (Novembro e Dezembro)